Você sabe o que é Petrolato? Atualmente, o que mais ouvimos quando o assunto é produto para cabelo é se o produto tem petrolato, parabenos, sal, se é liberado para no poo, low poo e por aí vai… E o que percebi é que tem muita gente que sabe o que é tudo isso, mas também tem muita gente que não sabe, que fica boiando quando outras pessoas começam a falar sobre low poo, por exemplo; e as pessoas que falam, ás vezes, falam como se todo mundo já soubesse e quem não sabe fica com vergonha de dizer que não sabe. Então, decidi fazer alguns posts sobre esse assunto para ajudar quem tem dúvidas. No post de hoje vou começar falando sobre Petrolatos.

o-que-sao-petrolatos-duvidas-de-beleza

Petrolatos são derivados do petróleo como óleo mineral, parafina líquida e vaselina, esses componentes são usados nos produtos de cabelo (condicionadores, máscaras, cremes para pentear) para dar emoliência, maciez, brilho, desembaraçar os fios, deixar o cabelo mais fácil de pentear e formar um filme protetor nos fios contra agressões externas. Tudo que a gente precisa, né? Só que não é bem assim! Aí que entra a polemica! Acredita-se que os petrolatos causam um falso efeito, fazem uma maquiagem para o cabelo aparentar estar bonito, imediatamente após a aplicação. Só que no interior da fibra capilar a situação não está nada bonita! Além disso, com o tempo, esse filme protetor se acumula no cabelo e impede que os fios recebam hidratação e nutrientes. Com isso, os fios vão ficando opacos, ressecados e sem brilho.

Sabe quando você usa um creme que é maravilhoso, todo mundo usou e amou e no seu cabelo não aconteceu nada? Possivelmente seu cabelo está tão “selado” com petrolatos que os ativos hidratantes não conseguem penetrar na fibra capilar. Mas não sai nem lavando? Os petrolatos são insolúveis em água, para remover totalmente só um bom shampoo anti-resíduos, um shampoo de limpeza profunda. E essa foi umas das coisas que sempre escutei sobre cabelos, que é bom lavar o cabelo com shampoo anti-resíduos, antes de fazer um tratamento mais profundo, para limpar os fios e abrir as cutículas para receber o tratamento. Mas só depois que aprendi sobre petrolatos que  entendi o que essa limpeza realmente significava.

tratamento-para-cabelo-como-ter-cabelo-bonito-duvidas-de-beleza

Você deve estar se perguntando porque as empresas continuam fazendo produtos com petrolatos, né? A resposta é : $$$$$$! É uma matéria prima mais barata! O uso de derivados de petróleo permite que as industrias de cosméticos fabriquem produtos capazes de entregar um efeito imediato de maciez e brilho no cabelo, com um custo de produção mais baixo.

A opção para quem não quer usar produtos com petrolatos é procurar por produtos sem petrolatos. Existem muitos produtos disponíveis no mercado sem petrolato, mas por usarem matéria prima mais cara podem custar mais caro também, eu disse podem porque tem exceções, tem produtos sem petrolatos com preços bons também. Um bom exemplo é a Maionese Capilar da Salon Line, quem segue o Dúvidas de Beleza no Youtube viu a resenha que fiz da Maionese Capilar (veja aqui!), no vídeo eu avisei que é um excelente produto, hidrata muito bem o cabelo, mas… tem petrolato. Porém, além da que eu testei, a marca lançou uma versão light da Maionese Capilar que é sem petrolatos, sulfatos, parabenos e tem o mesmo preço da Maionese Capilar com petrolato (pelo menos no site da marca as duas tem o mesmo preço). Já quero testar para saber se a light tem a mesma emoliência da tradicional. E a pergunta que não quer calar: por que não fizeram logo a sem petrolatos???

maionese-capilar-salonline-maionese-capilar-light-salonline

Agora que já expliquei o que é Petrolato, você  deve estar se perguntando: E aí, continuo usando produtos com petrolato ou não? Depende de como seu cabelo reage, cada cabelo reage de uma forma aos produtos. Eu uso produtos com petrolatos, porém, quando percebo que meu cabelo não está mais reagindo a tratamentos de hidratação, está ficando opaco e quebradiço, paro tudo e lavo meu cabelo com shampoo anti-resíduos, faço uma umectação ou uma hidratação power com produtos sem petrolatos, aí sim o cabelo fica realmente limpo e fica renovado. Como uso coloração, não gosto muito de usar shampoo anti-resíduo, já que esse tipo de shampoo desbota mais fácil a cor. Uso bem de vez em quando, rsrsrs quando a situação já está ficando tensa!

cabelo-duvidas-de-beleza-duvidas-sobre-petrolato

E outra coisa que acho importante prestar atenção é na fórmula do produto, se o produto tem uma fórmula “pobre” só com petrolatos, com certeza vai dar ruim. Mas se o produto tem muitos ativos bons para os fios e ainda o petrolato o resultado final não vai ser ruim. E se você está com o cabelo quebradiço, elástico, opaco e nada que você passa dá resultado no seu cabelo, vale a pena fazer o teste  e suspender o uso dos produtos com petrolato. Se o cabelo voltar a reagir, mudar da água para o vinho, é porque o petrolato estava fazendo muito mal para os seus fios.

Mas como saber se o produto que você usa tem ou não petrolatos. Se o produto tiver petrolato, na formula vai estar escrito um desses nomes:

  • Petrolátum;
  • Petrolato;
  • Paraffinum Liquidum;
  • Parafina Liquida;
  • Mineral Oil;
  • Óleo Mineral;
  • Vaselina;
  • Óleo de Parafina.

Fiquem ligados que no próximo post sobre cabelos vamos tirar as dúvidas sobre sulfatos, parabenos, no pow, low poo e outras coisitas mais. Aproveite para seguir o Dúvidas de Beleza no Instagram, link aqui ou no rodapé do site.

Comentário

Comentário(s)

Uma resposta

  1. […] estou evitando usar produtos com petrolatos no meu cabelo (Para saber o que é petrolato, clique aqui). E assim que vi a Maionese Light Salon Line na farmácia, comprei e fui logo […]

Deixe uma resposta

Você deve estar logado para postar um comentário.